Sara Favinha orientando o Time de Iniciativas Sociais da MSD no treinamento dos cães |
O Projeto Reintegração é um projeto inovador no Brasil e vou explicar um pouquinho dele para quem ainda não conhece.
Por que o projeto é inovador?
O objetivo do Projeto Reintegração é unir a recuperação de cães e de pessoas. Ele é realizado em parceria com a Casa Ágape, uma comunidade terapêutica que auxilia no tratamento e recuperação de dependentes químicos da região do Vale do Paraíba e da Prefeitura de Cruzeiro que apóia o projeto com a participação do veterinário e dos funcionários do Centro de Controle de Zoonoses da cidade, cedendo também o espaço para os treinamentos. Os dependentes químicos são responsáveis pelo treinamento de alguns cães resgatados pelo CCZ de Cruzeiro, preparando-os para a adoção.
Qual o papel da Tudo de Cão no Projeto Reintegração?
Realizamos a capacitação dos funcionários da prefeitura de Cruzeiro e de um corpo de voluntários (Time de Iniciativas Sociais- TIS) da MSD Saúde Animal que possui uma fábrica na cidade. Este corpo de voluntários, juntamente com o veterinário da prefeitura, realiza três sessões por semana com os dependentes para orientar no treinamento dos cães, que foram previamente selecionados por mim.
A cada quinze dias eu e o Vinícius Ribeiro (Equipe TAC) viajamos para Cruzeiro, para passar novas instruções de treinamento e avaliar a evolução dos cães. E agora três cães do projeto estão na fase final, treinados e prontos para adoção!
O valor destes cães para nós é imensurável e o papel que eles realizaram dentro do projeto é tão maravilhoso que desejo que encontrem as melhores famílias para receber de volta tudo o que proporcionaram e espalhar toda a alegria que trouxeram para nós e para os residentes da Casa Ágape!
Abaixo vão as fotos e a divulgação dos cães. Eles serão doados após avaliação criteriosa dos candidatos e apenas para a região do Vale do Paraíba próxima a cidade de Cruzeiro – SP, pois o veterinário do projeto acompanhará com visitas a adaptação dos cães ao seu novo lar. Ajudem a divulgar! 🙂
Lara é uma cadelinha muito alegre, ainda é filhote e quando a selecionei ela estava bem magrinha, acuada e com receio de pessoas. Hoje ela está no peso ideal, adora as sessões de treino, é super atenta e aprende muito rápido. Ela é o xodó do Douglas, que a treinou com muito afinco e carinho. É uma cadelinha de pequeno porte.
Lara recebendo carinho de um dos integrantes do TIS, funcionário voluntário da MSD. A criação do vínculo com pessoas é feita com especial atenção no início do treinamento |
A Flávia é muito especial, é extremamente fofa e não ficou com traumas do que passou (foi queimada com água fervente), adora pessoas e carinho. Ela aprende muito rápido e se dá bem com cães! É uma cadelinha de médio porte.
Flávia no dia em que foi selecionada para o projeto |
Flávia no início do treinamento, um pouco desconfiada |
A Pantera é uma figura! Sabe aqueles cães que existem só prá espalhar seu bom humor? É impressionante como ela é alegre a ADORA pessoas. A impressão que dá é que ela nasceu para agradar. É fofa demais, extremamente carinhosa e carente, uma delícia de cachorro, não dá pra entender porque foi abandonada. É uma cadela de médio porte.
Após a doação destes cães, o projeto continua no ano que vem, dando a oportunidade para novos cães serem adotados após o treinamento. Vida longa ao Projeto Reintegração!
Sara, ótima postagem! Aliás, o blog se norteia pelo bom senso, informação e consciência. Parabéns! A postagem anterior também é muito pertinente. Abraço do blogueiro visitante! “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso.” (@JefhcardosoReal) Você curti ler blogs? Convido para leia e comente “A PEQUENA LOJA” http://jefhcardoso.blogspot.com
Sara, que projeto MARAVILHOSO. Sério, fiquei apaixonada pelos cães e pelo projeto todo. Parabéns pra vocês e pra Equipe TAC :)BeijosMalu
Obrigada Jeferson e Malu!!! 🙂
Muito interessante o projeto ..realmente essa turminha merece nossa atenção.
Esses cães são treinados para serem adotados?
Oi Carol, tudo bom?
Eles são doados após avaliação criteriosa dos candidatos inscritos e apenas para a região do Vale do Paraíba próxima a cidade de Cruzeiro – SP, pois o veterinário do projeto acompanhará com visitas a adaptação dos cães ao seu novo lar.
Um abraço,
Luana Coelho