Oi gente,

Nesse post vou apresentar para vocês nosso mais novo projeto, o treinamento de Cães de Assistência. Depois de muitos meses pesquisando, estudando e planejando, decidimos colocar em prática essa nova atividade na Tudo de Cão.

Nossa motivação

O cenário brasileiro mostra que há uma necessidade enorme desse tipo de cão. Existem hoje 45,6 milhões de pessoas, cerca de 24% da população, com algum tipo de deficiência. Em outros países, a cultura de cães treinados para auxiliar essas pessoas já existe e é muito apoiada pela sociedade e empresas. No Brasil ainda estamos engatinhando.

A Tudo de Cão tem como missão ajudar a sociedade e resolvemos fazer isso da forma mais direta possível, utilizando nossos conhecimentos para ajudar pessoas com deficiência. São treinos bastante específicos para um perfil muito bem selecionado de cães.

A quantidade de estudo necessário para esse tipo de trabalho é gigantesca e eu fiquei muito feliz em mergulhar nesse mundo, onde pude aprender mais, aprimorando e expandindo meus conhecimentos. Ainda há muito mais a aprender, mas está sendo um daqueles momentos em que você dá um salto de conhecimento e isso é altamente motivador.

Lollo, nosso primeiro filhote

Adquirimos nosso primeiro filhote no mês passado, um labrador retriever chocolate. Adivinha se ele não iria ter nome de comida? Eu que sou louca por chocolate, olhei para aquele filhotinho fofinho, gordinho, com jeitinho de bonachão e da cor chocolate e foi pá pum, já veio o nome na cabeça: Lollo, o chocolate fofinho da Tudo de Cão! 🙂

b2ap3_thumbnail_Banner-Lollo-1web_20130808-134419_1.jpg

O canil

Nós adquirimos o Lollo de um canil em Embu das Artes chamado Sambucan, da Sandra. Buscávamos um perfil de cão bem específico, confiante mas ao mesmo tempo calmo e com nível de energia médio. O canil nos foi muito bem indicado, a criadora Sandra havia participado do projeto Cão Guia do SESI e muitos dos seus filhotes tinham sido selecionados para este trabalho.

Fiquei muito surpresa positivamente com o cuidado e a responsabilidade com que ela cria. Os filhotes sempre muito bem assistidos, super saudáveis, muito típicos e uma criação planejada, com atestados de saúde de displasia, atrofia progressiva da retina, todos os cães microchipados, vermifugados e vacinados.

Na sexta-feira temos reunião de equipe na Tudo de Cão e todos estavam de boca aberta em como o Lollo já se comporta bem, sabe ficar quietinho quando é preciso e é super receptivo. É lógico que ele apronta, quer morder tudo que vê pela frente quando está “atacado”, ou seja, se comporta como um filhote normal, mas de forma geral é muito calmo e tranquilo. Se você procura um cão dessa raça mas fica com medo de adquirir um Marley, procure um criador responsável e sério e você vai conhecer o que é um labrador de verdade!

Inclusive os irmãozinhos de ninhada do Lollo estão disponíveis lá no Canil Sambucan, um mais lindo que o outro.

Como participar?

Esperamos contar com o apoio de todos que se identificarem com o projeto, divulgando, comentando e se possível nos ajudando a socializar os cães, uma parte essencial do treinamento. Em breve teremos mais informações no site.

Ainda falaremos muito sobre esse assunto por aqui, o título sugere né? Coloquei o nome Diário porque achei muito fofo, mas não postarei todos os dias sobre ele e sim às sextas-feiras à tarde. Trarei sempre novidades, contando sobre o treinamento e as novas experiências dele, esperamos que vocês gostem! 🙂

Caso queira ver todos os posts dele, acesse a TAG Diário do Lollo e Cães de Assistência, no menu ao lado.

Ficou com vontade de Lollo né? rs

{module blogs}