Ensinar o seu cão a fazer xixi e cocô no lugar certo não é um bicho de sete cabeças, por mais que pareça complicado. É importante reforçar que você precisa de comprometimento para colocar em prática os passos para você ensinar o seu cãozinho, que deve ter atenção à rotina e ao ambiente que você escolheu para ele fazer as necessidades.

Xixi e cocô no lugar certo e necessidades básicas.

A educação sanitária do seu cão é diretamente ligada às necessidades básicas dele.

Para que você realmente consiga mudar o comportamento do cão e ele passe a fazer xixi e cocô no lugar certo, é preciso se atentar às necessidades básicas dele também. Explicarei melhor:

O que o cão precisa diariamente

Para que ele esteja em um estado emocional adequado para aprender, sem ficar ansioso ou eufórico demais e não conseguir assimilar o que é importante, você precisa realmente dedicar tempo e atenção ao seu cão. Algumas atividades são realmente essenciais para isso:

  • Atividade física regular;
  • Atividade mental regular;
  • Atividade social regular;

Essas atividades são fundamentais para que todo o processo funcione, independente do estágio de aprendizado que seu cão estiver (clique aqui e saiba quais são).

Como escolher o local adequado

Neste momento, você precisa realmente definir onde quer que seja o banheiro do seu cão. Para que ele faça xixi e cocô no lugar certo, é preciso que você mantenha o espaço em ordem, mas não é só isso. Preste atenção nos seguintes itens:

  • Defina se quer dentro ou fora da casa (fora é sempre melhor por conta da praticidade);
  • Se for dentro, dê preferência a um local fácil de lavar e próximo de ralos;
  • Longe da água, comida e caminha;
  • Longe da porta (para que ele não “sapateie na poça de xixi quando ficar feliz ao te ver;
  • Escolha o material do banheiro (tapetes higiênicos absorvem muito melhor do que jornais).
  •  

Ele vai até o tapete higiênico, mas faz xixi fora. Como resolver?

Muita gente relata que o cão coloca as patinhas da frente sobre o tapete higiênico, mas faz o xixi para fora. Isso normalmente acontece porque esse cão não tem uma percepção do próprio corpo. Ele acha que está em cima do tapete higiênico mas, na verdade, metade do corpo dele está para fora. Calma. Não é o fim do mundo e ele vai aprender a “acertar a mira”.

A minha recomendação é que você coloque algum obstáculo pequeno que ele precise passar com as quatro patas para subir no tapetinho higiênico. Podem ser, por exemplo, varetinhas de madeira ao redor do tapetinho. Podem ser tijolos também, se for mais fácil. Isso obrigará o cão a passar por cima e ficar com o corpo todo sobre o tapetinho higiênico, fazendo xixi e cocô no lugar certo. Assim que tiver uma boa frequência de acertos, você pode retirar. Outra alternativa é utilizar sanitários higiênicos, que são aqueles suportes que você coloca o tapete higiênico dentro. Utilizando esse suporte, naturalmente você já tem um pequeno degrau para o seu cachorro subir e chegar ao tapete higiênico.

“Meu cão faz xixi dentro de casa para demarcar território.” Será que é isso mesmo?

Às vezes nós somos chamados para resolver um problema de demarcação de território mas é muito mais simples do que isso. Na maioria das vezes o cachorro só faz vários xixis errados pela casa simplesmente porque ele não sabe onde é para fazer. E isso não significa que ele esteja marcando território.

Certo, mas como saber se ele faz xixi para demarcar território? Bom, normalmente, quando o cão demarca, ele faz muitos xixis, porém com pouca quantidade de urina. Às vezes, podem sair somente algumas gotinhas. E existem cães que só levantam a perna mas não fazem nada de xixi.

Esses são indícios de demarcação e, se ocorrem dentro da sua casa, significam que o cão pode estar se sentindo inseguro e, certamente, não tem as atividades básicas atendidas suficientemente. O seu cachorro precisa sair na rua, interagir com outros cães para ganhar confiança, gastar energia. E, além disso, sua casa precisa ser um ambiente propício para que ele mantenha-se ativo e alegre também, sem tédio. Com todas as atividades em dia e com o treino para ensinar a fazer o xixi no lugar certo, ele se tornará um cão muito mais equilibrado, seguro e a necessidade de demarcar na própria casa tende a diminuir.

Quanto mais velho o cão, mais difícil de eliminar o hábito da demarcação. Mas é possível, sim. Vai apenas exigir um pouco mais de dedicação da sua parte, porque a solução dependerá de uma intensa rotina de passeios para que ele passe a demarcar na rua com bastante frequência, em vez de demarcar em casa.

Castrar ou não castrar? Antigamente todo mundo indicava a castração nesses casos, porém, hoje, já sabemos que a castração pode não surtir efeito nenhum sobre a demarcação de território.

Lembre-se: sem punir.

A punição não é o caminho para educar quando seu cão não fizer xixi e cocô no lugar certo. Se ele errar, limpe o lugar sem bronca, sem cara feia e sem erguer a voz. Afinal, O cão não vai fazer xixi e cocô no lugar certo, por que você brigou com ele. Pelo contrário, o que pode acontecer é ele achar que tem que fazer escondido de você. Clique aqui e leia o artigo sobre esse assunto.

Em vez de punir, nossa recomendação é que você seja agente de mudança do comportamento dele. Reflita se você proporcionou o ambiente adequado para ele acertar e faça o que for necessário para isso, com amor e com técnica.

Você pode aprender como educar o seu cão a fazer xixi e cocô no lugar certo de maneira bastante didática e ainda tirar as suas dúvidas. Se interessou? Então conheça o portal Tudo de Cão Transforma e tenha acesso a aulas exclusivas com a nossa metodologia. Acesse aqui e saiba mais!

Grande abraço,

Marcelo Eckmann