Mastigar, uma necessidade!
Para resolvermos este problema, devemos entender que mastigar objetos é algo natural e que os cachorros precisam fazer.
Os cachorros mastigam/destroem objetos pelos mais diversos motivos. Os principais:
- Tédio
- Coçar a gengiva
- Ansiedade
- Limpar os dentes
- Falta de atividade física e mental
Além de necessidade, mastigar/destruir objetos pode nos ajudar em uma série de questões. Entre elas:
- Socialização/dessensibilização, ajudando a associar positivamente
- Limpar os dentes (na natureza, nunca precisariam fazer limpeza de tártaro)
- Facilita o enriquecimento ambiental. Falaremos mais sobre isso no próximo artigo
- Gostar de caixas de transporte
- Ensinar a se comportar em diversas outras situações
A filosofia da Tudo de Cão é utilizar este “problema” a nosso favor. Ao invés de tentarmos eliminar um “problema” a Tudo de Cão orienta aos donos a redirecionar este “problema” para objetos que nos interessam.
Entendendo que mastigar objetos faz parte da natureza deles, tudo fica muito mais fácil. Basta ter um pouco de disciplina, respeito e paciência.
Na próxima página vamos explicar como ensinar os cães a morderem apenas os brinquedos.
No meu caso, minha cadela não é nenhum bebe, ela tem 9 anos. Não roe tudo o que vê, roe especificamente, roupas que estão de molho, ou cesto de lixo e papel higiênico e papel em geral ou papelão. Ela é estressada e ansiosa, fica presa a maior parte do tempo e quase não sai na rua, devido o problema relatado anteriormente. , DAP. Diz uma garrafa pet com ração dentro e ela brinca muito com isso para tirar a ração e comer.
Ola, meu amigo é um boxer, é o Arthus e tem 8 anos . Ele é muito educado, calmo, só me dá trabalho em duas ocasiões : qdo chega uma visita ele pula na pessoa querendo brincar e demora a se acalmar e quando saio com ele para passear. Ele nao se importa com pessoas mas com outro animal é terrivel. Isso faz com que eu saia pouco com ele porque meus vizinhos tbm tem animais e fica aquele escandalo. Vou esperar com interesse o item sobre socializacao.
Olá, estou seguindo a metodologia de vocês, mas até agora o meu Tobby de 3 meses ainda não faz as necessidades no lugar certo!! Mesmo assim, estou persistindo, com paciência e tranquilidade!! Quando der certo deixarei aqui nos comentários meus agradecimentos!
Tenho um grande filhote e conseguir reduzir o espaço do xixi e agora vou tentar a dinamica pra ele nao morder os moveis! Obrigada
Bom dia, tenho um filhote de 4 meses, um York, muito agitado, e come tudo, comeu os fios da net, o fio do som que deixo ligado pois trabalho o dia todo e ele fica sozinho, não sei mais o que fazer, dei tudo que vocês falam, brinquedos, courinho, orelha etc e tal, moramos os dois só, e eu trabalho durante o dia, e ele fica sozinho, depois de ter recebido o primeiro e-mail sobre xixi e cocô, eu parei de brigar, ele até fazia no jornal que coloco em seu ambiente, mas tem 2 dias que faz fora, to perdido, ele tem um espaço grande, deixo=o no quarto que era da minha filha que casou, e tem um terraço grande também, não tem móveis nada no quarto, é um espaço onde ele até pode correr, preciso de ajuda….rsss mas ele é meu companheiro e queria ele mais bonzinho…..rsss
Boa tarde…adorei as dicas para o problema "DESTRUTIVO". O meu CORGI pica muito jornal quando fica sozinho come cocô e esta comendo sua caminha
O problema do meu tato é que ele cata chinelo, meia e leva para a coma dele!
Quero muito tirar esse defeito dele! Além disso ele vive levantando a patinha traseira para marcar território!!!
Minha cachorra esta destruindo minha mesa de madeira, oque eu faço????? SACORRO
Meu filhote de Yorkshire faz as necessidades fora da fralda ou jornal, mastiga toda minha mesa, cartões, chinelos…não sei mais o que faço…..
Tudo de Cão
Olá, minha cachorra quando é fim de semana que a gente acorda mais tarde costuma roer a cama dela. O que devo fazer para melhorar esse habito ou conseguir que ela pare. Já deixo brinquedos para ela se interte e não adianta.
Olá, tenho uma cachorra de raça labrador que vai fazer 11 meses no próximo dia 07.09.. Ela está um terror. O nome dela é Skye estou com ela desde os dois meses, pois comecei logo a ensina-la, com o Não, Sentar, Ficar, Junto, o problema é que eu fui submetida a uma cirurgia á coluna, e fiquei muito tempo sem poder treinar e dar as minas caminhas com ela. Pois ela parece que se esqueceu de tudo o que lhe ensinei e agora tá muito difícil. Agradecia alguns conselhos.
Olá tenho um cachorro poodle esta ruendo todo já coloquei brinquedos mas não esta adiantado,faz côco em todo luga.
Olá Rosangela! Tenho um filhote de Jack Russel Terrier de três meses e como já se é esperado da raça ele tb é um furacão, rs. Assim como sua fêmea ele tem o costume de dar botes no rosto e atacar nossa mão qnd está nervoso ou contrariado. Percebi que a melhor forma de driblar esse comportamento é direcionando a atenção dele para um petisco (ele é bem guloso). Gritar "não", dar bronca e dar tapinhas só pioram a situação, ele fica ainda pior e adquire um tom agressivo. Qnd ele exagera, eu dou uma bronca única firme e o ignoro. Logo após, ele tenta atacar os móveis e eu pacientemente pego um punhado de ração e a cada momento lhe dou um grão para ele parar. Em menos de 10 min ele se cansa de tentar atacar algo e vai p sua cama dormir e por lá fica por algumas horas! 🙂 Como vc tem lidado com esse comportamento? Já melhorou? Abç.
Parabéns pelas matérias, são um incentivo e um bom começo para quem não tem experiência em adestramento! (Y) Quanto ao direcionamento de atenção do cão é preciso mtaaaa paciência e é importante transmitir de forma correta para o filhote sua intenção. Mts vezes, brinquedos não resolvem. Com meu filhote de 3 meses de Jack Russel Terrier o principal motivador são petiscos ou na maioria das vezes, simplesmente alguns grãos de ração. E de qualquer forma mesmo o cão sabendo aonde fazer as necessidades e que não pode morder seus objetos pessoais, ocasionalmente ele o fará para "chamar" o dono para brincar, por exemplo. Ou seja, quase sempre o filhote faz algo "errado" pq está entediado e precisa de atenção. É preciso tempo e paciência. Quem não dispõe dos dois, sugiro que não acolha um animal de estimação…
Vamos ver se consigo. Obgda
Adorei a dica vou ver se consigo educar a Becki
A Pupy nem come tudo o que ela vê pela frente…Ela come nossa.mão, nosso pé mesmo…Sempre que isso acontece eu pego o brinquedo e dou pra ela…Mas ela ainda prefere as partes do nosso corpo…rs…Difícil viu…rs…
Que Show, eu leio e procuro na internet, tento melhorar o maximo com minha pequena Luna, só que ela cada dia esta mais sapeca. Agora esta com mania de derrubar o balde de agua..
Ótima dica ! Obrigado equipe Tudo de Cão ! Nos ensine á como fazer os cães interagirem com as pessoas sem pular nelas ou as morder.. Valeu ! 😉
Minha maltês tem 3 anos e meio e tem epocas que ainda come chinelos só que o maior problema é com roupa intima. E ela sabe que fez vousa errada pois qfo falo wuem fez tal coisa, ela vai se esconder. Só que o problema com roupaiíntima era somente qdo ficava só agora não mesmo eu rm casa se eu der um vacilo ela vai pega e estraçalha. Jogo fora mas se eu fslsr quem pegou a calcinha ela se esconde na hora. Hj fiz um teste de desprezar ela pelo erro onde vou levo a calcinha sendo assim ela nao se aproxima já que vive colada parece um encosto não desgruda de mim pois somos domente as duas dentro de casa. E dá trabalho para comer a ração tem a ye ficar em cima de uma das almofadas dela e outro punhado nun cantinho do sofá pois não come nada no chão o restaurante dela é o sofá ou uma cama do quarto de hospede. Agora estou pensando em adestrar por esses problemas e o ciúme excessivo de mim e possessiva com os brinquedos delas. CONHECE um a um pelo nome tdo ela sabe o que é dela Até os lacinhos.
Oi Sandra, tudo bem. Nossa, quando li seu depoimento me espelhei nele, tenho uma maltês de um ano, e é do mesmo jeito, possessiva com os brinquedos dela, tem um ciúme enorme de mim, também somos só nos duas, ela já destruiu oito havaianas, come só as correias, em uma das tentativas fiz a burrice de dar umas tapas no popo dela, me arrependi, e chorei horrores, agora, a tática é ignorar. Outra situação que passei foi ela roer 40 rolos de papéis higiênicos pelo casa, fiquei horrorizada de ver aquela cena, quando abri a porta e vi aquela situação, não me contive, sentei no sofá e fiquei perplexa, e ela toda feliz com um pedaço de papel higiênico na boca, ela estava tão feliz, que só faltava falar, gostou??? Fiz para você minha dona!!! Surreal….Por fim, uma das minhas maiores dificuldade é a questão da ração, já troquei por várias, ela não gosta de comer no potinho, e nem das horas certinhas, teve uma época que até consegui, mas ela é dura na queda, fica sem comer um dia, mas não come na vasilha dela, quer comer de tudo, menos a ração, adora banana,mamão, alface, cenoura, todas as verduras e frutas, carne ela não gosta…pasme!! É isso amiga, precisava lhe contar essas peripécias da minha maltês, a Nina.
Parabéns pela matéria,amei a dica, vou aderi-la .Tenho uma linda bebe lhasa apson com 53 dias, A Mel , até que ela não dá muito atenção para objetos, o negocio dela é morder nossa mão, pé, cabelo kk
Minha duschund tem 1ano e 2 meses come minhas toalhas de banho, colchas e lençóis, ela tinha parado mas tive um bebê e acho q está com ciúmes apesar de continuamos a trata la muito bem. Ela dorme na cama conosco e qnd o bebê vem mamar ela vai p debaixo da cama se esconder… N é agressiva com ele não… Só qier lamber… Me ajudem por favor!