Aleluia! Pela primeira vez encontrei um texto que descreve a raça Border Collie com seus pontos positivos e negativos de forma adequada, e que merece ser muito divulgado. Por isso peço ajuda de todos que me lêem. Vamos divulgar este texto, para tentarmos ajudar pessoas que ainda não adquiriram um Border Collie mas que têm este desejo.
Muitas e muitas dessas pessoas não conhecem a realidade da raça e o que é necessário para que um Border Collie seja feliz, e não um problema realmente sério na família, como muitos casos que eu mesma já fui chamada para resolver. Infelizmente, em muitos deles, a rotina de vida do cão não mudou por impossibilidade dos donos, e a mudança comportamental não ocorreu. Já peguei casos de Border Collies tão sensíveis que não aceitavam ser tocados, oferecendo dezenas de Calming Signals com apenas um toque, ou tão agressivos que a única pessoa que podia chegar perto era o dono!
A maioria dos lares simplesmente não é adequada à esta raça, porque as pessoas sonham em ter um animal de estimação, quietinho, que fique deitado no sofá assistindo um bom filme com a família. O Border Collie não é um cão pet, é um cão de trabalho. Ele pode sim ficar deitado no sofá para assistir um filme, mas depois de muita atividade física e mental. Existem alguns que são exceção, cães atípicos, que não possuem instinto de pastoreio ou um nível altíssimo de necessidade de gasto energético. Mas são poucos, e é uma loteria quando se compra um filhote.
Além do que, eu pessoalmente penso que o Border Collie não é a raça mais inteligente do mundo. Nããããão Sara???? Não. Já treinei cães de diversas raças, idades, históricos, etc. O Border Collie é um cão que precisa trabalhar, e desta necessidade nasce o interesse dele em tudo o que fazemos. Digamos que é um dos cães mais motivado para aprender, mas não necessariamente mais inteligente. Eles observam o tempo todo e por conseguinte, aprendem mais coisas. Conheci alguns cães que seriam Einsteins Caninos e que não eram Border Collies.
Quando começamos a treinar pastoreio com a Liliane Morriello, levamos a Belizza e o Al Capone. Eles se saíram muito bem, e quando nossa professora voltou para a Dinamarca, nós percebemos que os cães, uma vez tendo entendido qual era a função primordial deles (pastorear), não conseguiriam mais estar bem somente com atividades como Agility, Frisbee, Obediência. Foi então que resolvemos (depois de um ano), com muita tristeza mas tendo a certeza de que estávamos fazendo o melhor, mandá-los para uma fazenda, onde poderiam trabalhar todos os dias.
Vamos ao texto, traduzido pela Ana Corina do Blog Mãe de Cachorro também é Mãe: Guia de Raças: Border Collie
Divulguem!
acho terrível uma pessoa, ter um border colie e não saber o que de fato é a raça, do que precisam e as consequências de não darmos o que necessitam…mas, eu já ví “vendedores” de border colie dizendo que eless são ótimos para apartamento, é só dar um pouco de atividade física…
fantástico Sara,concordo 1000% com tudo o que escreveu, vou partilhar de todas as formas possíveis.
Pois é Regina, infelizmente isso ainda acontece muito. Vendedores de cães que vendem um “produto” enganando o cliente.Por isso mesmo precisamos de educação, conscientização, informação correta, para a felicidade dos cães e das pessoas.Um cão pode ser uma fonte inesgotável de alegria em uma família, mas por outro lado, ele pode ser realmente um problema, trazendo muito sofrimento, acidentes por causa de mordidas, tristeza profunda.Essa realidade pode ser mudada!Obrigada pelo seu comentário.
Obrigada Cláudia! Você como treinadora e convivendo com um Border Collie é um exemplo que as pessoas podem seguir, de como ter um cão feliz. Nós temos essa responsabilidade. Orientar cada pessoa que nos procura, ajudando a encontrar o cão adequado para ela. E na maioria das vezes, não é um Border Collie.Obrigada pelo seu comentário!
Querida, atendendo ao teu pedido, amanhã posto novamente sobre o assunto, linkando pra cá e para o texto da Cláudia. Além do meu, é claro, já que era o que vc queria, hehe. Beijão!
Obrigada Ana! Ficou muito legal! 🙂
Eu como criador de border collie, (linhagem de pastoreio) não posso admitir de forma alguma uma boa escolha do mesmo, para um residente de apartamento.Mas não podemos negar que é uma raça fantástica!Lembrem-se apartamento NUNCA
Qual raça vocês indicariam para alguém que mora em apartamento mas sonha com um border collie? Pastor de shetland?
Olá Tom,O Pastor de Shetland é um bom cão, mas ele precisa de bastante atividade física e tem tendência a latir. Se bem trabalhado, pode ser sim uma opção legal! 🙂
Sara MUITO bom esse post! divulguei ele aqui http://dradestravet.blogspot.com/2011/06/sos-border-collie.htmlespero que não se importe e que mais gente venha conhecer mais sobre o Border
Olá Mari, obrigada!!
Eu comprei um Border Collie e logo após vi este texto. Fiquei aterrorizada ante a possibilidade de o meu cachorro ficar estressado, triste, por estar em um apartamento. No pet shop tentaram nos dissuadir da ideia de devolvê-lo, o que já não foi tarefa fácil, pois nos apegamos em pouco tempo ao filhote (e não compramos por achar o filhote bonitinho, mas porque queremos um cachorro realmente). Disseram-nos que se trata de um cachorro muito dócil, o que se mostrou verdadeiro até então, além de muito inteligente – e, sim, o nosso cãozinho é super esperto, aprendeu onde fazer as necessidades já no primeiro dia, além de alguns truques. Não foram necessárias mais do que cinco repetições para que ele aprendesse. Ao ser deixado sozinho, não destruiu meu apartamento, nem nada: ficou tudo intacto, houve uma gaveta aberta e só. Mas, decidimos devolvê-lo. Estou arrasada! Uma coisa é ser dócil, a outra é estar feliz. Segundo o seu texto, eu não tenho as ferramentas necessárias. Tudo o que eu podia oferecer era muito amor, paciência para ensinar e disposição para fazer corridas com ele. E um apartamento. O filhote é maravilhoso, tem um comportamento que não vejo em muitos cães adultos, é super alegre e aprende com enorme facilidade. Ele parecia feliz. Porém, o seu texto me assustou. Claro, não foi o único que li, e não há na internet quem não aconselhe a não ter um BC em apartamento. O seu, porém, me assustou mais. É o meu primeiro cachorro, não conheço nenhum dono de Border Collie. Não vou arriscar a deixá-lo infeliz. Espero, sinceramente, que este seu texto seja confiável, porque foi uma decisão dificílima. Abri mão do meu cachorrinho para que ele possa ir para um lugar mais adequado.
Bom tenho um Border Collie e moro em apartamento SIMMMM, bom como sempre digo mas do que qualquer treinamento ou trabalho o animal precisa de AMOR e quando eles são amados e respeitados se adequam a qualquer lugar e família. O mais lindo de tudo é ver a felicidade do Hachi em ver que eu cheguei e que é a hora do passeio noturno além do passeio matinal, as pessoas precisam aprender a ter paciência e amar muito, ele não é diferente de nenhum border destrói a casa toda quando ele pode rs… e também tem um comportamento territorialista e protetor, mas nada que o amor e muita conversa não supra! Me desculpem mas a história de que não deve ter em apartamento e isso e aquilo não serve pra nada, acredito que deva ser uma escolha consciente e responsável tratando-se de um animal que esbanja energia!
Triste pela sua descisão mas essa é a minha história e o Hachi já está com 1 ano e tenho ele desde dos 45 dias e morava em uma sala livre na época hoje moro em apartamento muito maior e somos felizes!
Olá Andressa, também tenho um Border em apartamento e é um anjo! Ele chama-se Ozzy. Ele faz duas caminhadas diárias chova ou faça sol e em casa brinca com bolas de tênis. Adora passear de carro e participar de tudo que estamos fazendo. Tratamos o nosso Ozzy como um membro da família e procuramos inclui-lo em todos os passeios possíveis, e somos muito felizes! Hoje Ozzy está com 1 ano e 6 meses.
Muito bommm ler sobre sua experiencia pois adotei uma border e moro em ap! Fiquei com medo c tantaaa coisa que li mas to mais tranquila agora!
Ótimo ler o texto de vocês , eu e minha noiva estamos apaixonados pela raça e dispostos a dar muito amor carinho para o nosso cãozinho , muitos comentarios realmente nos assustam más nada como comentarios positivos referente a raças criadas em apartamento.
Nosso cão não será simplismente um cão de apartamento pois somos muito ativos , praticamos esportes e queremos um companheiro para essa jornada.
Mais uma duvida,, qual seria a metragem do AP de voces ???????
Como está o doguinho ? Se adaptando ao apartamento ? Qual seria a metragem do ap ?
Obrigado.
Bem eu ganhei um border collie e moro em apartamento não sei o que fazer , minha cachorrinha é um doce e a gente tem um laço muito grande. preciso de um conselho .
Crie ela com amor e carinho, eduque, ensine truques, será um cão muito feliz tenho certeza disso! Tenho um border collie de 1 ano e crio em apartamento. Sejam felizes
Meu irmão é criador de Border Collies e me presenteou com uma filhotinh, porém moro em apartamento. Nos arredores tem dois parques grandes onde posso solta-la para correr e treina-la, alem de um parque para cachorros com obstaculos para adestrar. Vejo o que vocês falam sobre os BC , mas esquecem-se que não são todos iguais. Quando conheci Border Collies europeus notei que eles tinham uma estatura grande comparados à estatura dos cães do meu irmão. Realmente acho que seria ruim ter um cao grande e ágil no apartamento onde moro, mas estou convencido de que eles são espertos o suficiente para serem educados em espaços pequenos, desde que possam se exercitar duas ou tres vez todos os dias. Tenho condições de deixa-lo viajar para a fazenda dos meus pais nos fins de semana, brincar com os outros BC e ate trabalhar com gados. Muitos caes são criados em quintal e não passeiam nem tem toda a atenção e preocupação do dono. Estes não poderiam ter a liberdade que minha dog terá vivendo comigo. Ela ainda não veio para cá porque não desmamou, então ainda estou disposto a mudar de ideia caso seja convencido de que e uma má ideia apesar de tudoo que posso prolorcionar a ela.
Estava pensando do em ter um BC, mas moro em apartamento tbm….Já estava decidido…Agora surgiu a dúvida. ..
Mesmo com passeios durante o dia e a noite e tendo como o levar pra fazenda aos fins de semana…é uma ma ideia?!…
Estava apaixonado já na idéia de ter um…
🙁
Cara, tambem estou louco por um eu e minha noiva. Iremos da muito amor e carinho. Iremos morar em um APARTAMENTO de 60 metros! já vi muitos relatos negativos a ter um em Ap , mas tbm já vi relatos positivos , depende muito da criação e do tempo para gastar com seu DOG pois existem muitos que vivem em sitio e em casa que recebem péssimos cuidados e vivem trancafiados em uma jaula o dia todo e saem a tarde só para pastorear os gatos e ovelhas e do que adianta ?
Não deixarei o meu sonho de lado por alguns relatos, irei adquirir e pagarei para adestrar e sem duvida daremos muito amor e carinho
O problema nao é o tamanho do apartamento, e sim a disponibilidade q temos pra brincar e exercita-los. Morar em uma casa e deixá-los sozinhos no quintal o dia todo, não faz deles mais felizes que os BCs de apartamento. A Maya tem 3,5 anos e é super feliz e ágil. Por sorte, meu prédio tem uma área verde enorme onde posso solta-la e fazê-la correr. Mas ela não pega a coleira, a bolinha e o elevador sozinha…rs. Ainda assim é preciso dedicação e disposição pra descer com ela várias vzs, somando 2hrs por dia ou mais. Nunca estragou nada e dorme a noite toda. Qdo trabalhamos o dia todo fora, ela vai pra um hotelzinho gastar energia. Em dias de chuva, brincamos no sofa, escondemos os brinquedos pra ela procurar, brincamos de luta no chão e ela não se aguenta de tanta felicidade.Tudo pode… fazenda, casa ou apartamento, mas tudo exige consciência, disciplina, disponibilidade e muito amor. Eles merecem tudo isso, pois não escolheram ser adotados ou comprados (assim como qualquer bichinho) e são muito especiais. É o q eu acho. Bjos
Estamos com nosso border collie a quase dois meses em casa. Moramos em um apartamento e meu coração fica aflito cada vez que leio que ele não deve viver em um ambiente assim… O Pipo está com quase 4 meses e aprendeu a fazer suas necessidades no lugar certo desde que chegou, com 2 meses. E bem ágil, porém, depois de brincar bastante, dorme por horas. Adora meu colo, ama carinho… Quando peço um abraço, ele se derrete todo e fica parado esperando o afago… late chamando a atenção para brincar e só isso tem me deixado apreensiva, mas já estamos ensinando que não precisa latir pois sempre tem alguém para gastar energia com ele. Ele dorme a noite toda e parece estar feliz conosco. Amanhã irá tomar a última vacina e então vamos poder sair para passear com ele… Fico feliz quando encontro relatos de pessoas que têm border collie em apartamento e são felizes, assim não me sinto tão sozinha. Eu, minha família e o Pipo estamos felizes e esperamos continuar ser cada vez mais e juntos.
Oi Ione, tudo bom?
Muito mais importante do que o espaço é a dedicação para gastar energia, brincar, treinar, …
Tomando esses cuidados e entendendo bem como é a raça, o Pipo será nota mil! 🙂
Um abraço,
Leonardo Ogata
Ione
Como esta a criação do Pipo ???
Eu e minha noiva estamos doidos para adotar um porem um pouco apreensivos devido a moradia em apartamento.
Meu BC está com 6 Meses peguei ele com 45 dias, moro em apartamento pequeno. Ele sempre tem companhia pois eu trabalho de madrugada e minha esposa trabalha de dia. Eu passeio com ele 3x por dia ou mais já que no meu prédio tem espaço PET, e ele aprendeu a fazer as necessidades lá. Porém não me limito só ao espaço PET faço passeios diários de 20 a 40 minutos na rua e levo ele ao parque 1 ou 2 vezes por semana onde deixo ele solto para correr bastante. 1 vez por mês vou passar um fim de semana na chácara dá família onde ele fica solto. Volta pra casa esgotado de tanto correr, se pudesse iria todos fins de semana. Enfim Ele é super dócil brincalhão adora crianças e outros animais. Acho que com o tratamento certo não é um apartamento que vai impedir do bichinho ser feliz….. Com certeza não é um cão para passar o dia trancado mesmo que em um quintal. Não adianta ter quintal e espaço se não der companhia e amor ao seu BC não é só o espaço que conta é a companhia e muito exercício mental para o cachorro tbm.
Oi tudo bem tenho um amigo que é o Thor um cão da raça BC tem todos defeito ele rói ele destrói mas ele faz parte da minha família ele tem suas qualidades ele é muito amigo e protetor e brincalhão e minha filha tem 6 anos e gosta muito dele levamos ele para praia e ele adoro ele corre pula entra na água sempre junto dela e mais tenho outras duas cachorros considera raça adequado para se ter em casa mas elas não tem o mesmo apego e o mesmo estímulo de brincadeira como ele não teria coragem de me desfazer dele pois seria muito cruel com ele e minha filha ele tem 7 meses e obedece os comando dela e ele não é treinado ela fala com ele e ele obedece por isso acho muito relativo condenar a raça BC a não se ter em casa.
Tenho duas BC em um ap. Uma de 1 ano e 3 meses e outra de 7 meses. Filhtotes destruíram coisas como qualquer outro Cachorro. Mantenho muitos brinquedos para elas. Trabalhamos fora e elas vão para escola @aufabeto, de 7h as 19h. Adoram e apagam a noite. Fds aproveitamos muito em parques. Amo e sei que são felizes!
Gente, comprem uma esteira e deixem o cão andando lá por umas 2 horas. Será um bom complemento as atividades físicas dele ee substituto no dias de chuva (só não substitua sempre as atividades ao ar livre por isso). Ah, e mais uma coisa, QUEM TEM CÃO DE GRANDE PORTE EM APARTAMENTO É EGOÍSTA. Isso sempre fica entalado na minha garganta, mas preciso externar. Beijos a todos.
Ótimo texto! Eu fui enganada, entrei numa página para adotar uma vira lata e a pessoa me ofereceu outra dizendo que era menor e iria se adaptar no apartamento. Porém sempre que chegava ao consultório veterinário me perguntavam se era border collie e eu dizia é vira lata… até que depois de mais de 5 pessoas perguntarem fui pesquisar e descobri que ela era raciada, daí explicação para tanta inquietação destruição e energia. Não sei oq fazrr pois ela fez 1 ano não aprendeu a conter a energia e eu não tenho tempo para faze-lá gastar e tmb tenho medo de dar a alguém que não cuide.
Temos um BC de 6 meses em apartamento. Mas, acho q ele é muito feliz e o melhor cachorrinho do mundo. Ele passeia 2x por dia, tem aula com adestrador 1x por semana, vai na creche passar o dia 2x por semana (mais nao foi recomendado pq pode cair a imunidade). Damos a melhor ração do mercado, frutas e complemento para o pelo, brincamos com ele. Sério, e ele nao destroi nada. Acho que se vc estiver disposto a dedicar tempo, dinheiro (sim, pq veterinario, raçao, brinquedos, fralda higienica, remedios, complementos alimentares) e dar mto amor ele vai ter uma vida 1000x melhor que qualquer cachorro. Ele nunca apresentou agressidade, nunca mordeu nem latiu pra outro cachorro, adora todo mundo. Já vi varios cachorros que moram em casa, mas nunca socializam, nao passeiam esao super sozinhos, isso que acho horrivel.
Oi, Sara. Tudo bom? Eu resgatei um border collie da casa da antiga mulher do meu pai e levei para morar comigo. O problema é que moro em apartamento e ele já tá com 2 anos, quase 3. E ele não sabe nada, desde socialização até comportamentos necessários. Alem disso, ele é muito assustado por qualquer coisa(sair na rua é um enorme problema) e eu tenho outros cães e ele vive rosnando e querendo arrumar uma briga com eles. Eu não gostaria de doar ele, já que ele foi essencial para “aliviar” a minha depressão. Ele me faz mega feliz, apesar de eu saber que foi egoísmo da minha parte levar ele pro meu apartamento. Sobre esse negócio de gastar energia, eu estava pensando levar ele pro play para ficar brincando, bola , Frisbee…eu gostaria de dicas para a criação dele…obrigada
Acredito que mais do que o espaço em sí, é a dedicação e atividades que os donos realizam junto com os cachorros. Independente da raça. Eu morava numa casa e adotei uma vira lata. Ela destruía muitas coisas, mesmo depois de adulta e queria sempre estar dentro de casa, ainda que tivesse um pátio com bom tamanho. Os pais do meu namorado tem uma golden e ela quer sempre estar junto deles, seja na rua ou dentro de casa. Agora moro em um apto e quero um border collie. Tenho muito receio quanto ao espaço, mas também tenho muitos planos para o dia a dia do bichinho, que incluem passeios, praças e praia no final de semana. Claro, que um cachorro enorme em um apto não daria, mas tamanho pequeno ou médio, acredito que sim. Sempre repeitando o tempo e atividades que o animal precisa. E ainda, cachorros tem personalidades diferentes, então acredito que nunca daria para saber com 100% de certeza como vai ser.
Não estou achando o texto traduzido pela Ana Corina do Blog Mãe de Cachorro também é Mãe: Guia de Raças: Border Collie. Onde está?