Um amigo nosso está morando em Dublin, na Irlanda e tem nos mandado notícias de lá. Ele fez parte das Aulas em Grupo que fizemos em 2009 no Parque do Povo em São Paulo – SP com sua Golden Retriever e agora está trabalhando como Dog Walker neste país distante e muito diferente do Brasil. Segue abaixo o relato dele e algumas fotos:

“Oi Sara,

O trabalho é light e super prazeroso, meu escritório é a rua e ao lado da cachorrada… tem coisa melhor?! (E ainda ganho em Euro, rsss!)

A cultura com os cães é bem diferente, os greyhounds são tratados como reis e os campeões chegam a valer milhares de euros, aqui os cães vão a praia soltos e dificilmente tomam banho em petshop, nadam nos lagos dos parques e no canal (como um córrego só que limpo) junto com gansos, saem todo os dias para passear com seus donos ou dog walkers mesmo com chuva, neve, temperaturas abaixo de zero e muitos deles usam coletes verde limão para serem vistos (tipo um EPI, muito interessante), aqui para se ter um cão é preciso pagar um imposto anual e ter plano de saúde para seu pet, as multas para quem não recolher o cocô do cachorro chegam a até 3000 euros, na Bélgica tem até local especifico para eles fazerem suas necessidades. Será que algum dia veremos isso no Brasil?

Um grande abraço e boa sorte!

Seguem algumas fotos…”

 

 

 

Locais específicos na Bélgica para os cães fazerem suas necessidades

 

 

 

 

 

 

 

Cães podem nadar nos lagos e canais

 

 

 

 

 

Se cada um que tem um cão educá-lo e socializá-lo, para que ele se comporte bem nos mais diversos ambientes, com certeza teremos uma mudança cultural grandiosa no Brasil no que se refere ao acesso e aceitação dos cães.
Já existem muitas campanhas para conscientizar as pessoas a recolherem os dejetos de seus cães. No caso de Planos de Saúde para pets, já temos essa opção no Brasil com a Pet Plan.

Muitas vezes apenas o hábito de sair para passear todos os dias, levar o cão junto quando se vai à padaria, shopping, casa de parentes e amigos e quem sabe até ao trabalho (alguns já aceitam cães), já é suficiente para que ele se acostume nestes ambientes e não fique eufórico quando vê a coleira e guia, saiba receber as pessoas educadamente e encare outros cães como algo normal. 

Os cães precisam ser educados! Pense nas crianças, que precisam aprender boas maneiras, o que é adequado e o que não é e passam boa parte de suas vidas na escola. Por que um cão deveria nascer sabendo onde deve fazer suas necessidades e como receber as visitas? 

A Tudo de Cão trabalha incansavelmente todos os dias com este objetivo, e eu realmente acredito que um dia essa será a nossa realidade.