A algum tempo venho conhecendo pessoas que se especializam cada vez mais em tratamentos alternativos, tanto de saúde como comportamentais, em animais. Alguns clientes também procuram, principalmente pela acupuntura. Alguns destes tratamentos são:

Acupuntura

Florais

Homeopatia

Massagem

Reiki

Venho usando alguns com meus cães. Os coitadinhos são minhas cobaias… hahaha. Sou Reikiana a muitos anos, e tenho feito ‘experiências’ com a Massagem juntamente com o Reiki e também com os Florais. Me lembro de uma vez que fomos ao Pet Memorial em uma prova de Agility e havia uma moça fazendo demonstrações de massagem (que os donos adoraram!). Percebi que tinha algo mais ali e perguntei se ela estava aplicando Reiki, e estava. Ela me deu um cartão, que eu nunca mais encontrei. Procurei a moça que nem uma maluca, mas sem sucesso.

Já observei algumas mudanças substanciais em cães de clientes com o uso de Florais e tenho ensinado algumas técnicas de massagem para os donos. Tudo isso juntamente com a mudança de comportamento e manejo dos donos e um aumento na quantidade e duração dos passeios. O que consegui perceber até agora foi que, com o uso dessas ferramentas a mudança pode ser mais rápida e em alguns casos quando a melhora estaciona, ela volta a progredir assim que introduzimos os tratamentos alternativos.

O que ficou bastante claro para mim é que a saúde física do cão está diretamente relacionada à saúde mental e emocional dele. Um cão super estressado tem maiores chances de ficar doente e apresentar problemas de pele. É apenas uma questão de estatística dos cães que atendo e que já atendi.

Não costumo mencionar que faço ou me interesso por alguns desses tratamentos, mas quando o cliente pede, inicio as orientações. Quem tiver experiências sobre o assunto escreva nos comentários, vou adorar!