Neste final de semana eu e Leo participamos do 13º Curso de Falcoaria da Associação Paulista de Falcoaria, ministrado por André Bizutti.
Furya, Falco femoralis fêmea
A Falcoaria como esporte de caça é proibida no Brasil, mas pode ser utilizada na reintrodução de aves à vida livre e também no controle de pragas, geralmente em plantações e aeroportos.
Geralmente duas ordens de aves são utilizadas na Falcoaria: os Strigiformes, que são as corujas, e os Falconiformes, que são os falcões, águias e gaviões. Em algumas partes do mundo a Falcoaria ainda é feita de forma tradicional, uma arte passada de geração em geração, e no Brasil é bastante nova.
Coruja da espécie Tyto alba
O esporte não consiste apenas em treinar as aves, mas sim em conhecer sua biologia, sistema digestivo, tipo de penas, seus hábitos alimentares, comportamentais e de vôo. Para a confecção dos materias é necessário saber escolher o tipo de couro, saber manuseá-lo e confeccionar poleiro, luva, isca, capuz, etc. Ainda é necessário encontrar locais adequados para realizar o vôo de cada espécie.
Tanto eu quanto Leo gostamos bastante do Lure Fly, que é a simulação da caça, e as aves voando são um show a parte.
Quem quiser saber mais acesse o site da Associação Paulista de Falcoaria.
Vídeo que fiz do curso:
boas fotos.www.falcoaria.net
Que espetáculo… linda aves…Você sabe onde posso fazer o treinamento de falcoaria em SP?Abs,Alanalangois@hotmail.com